LISTA B

 

Lista B – Recuperar Quercus

Para a Direção Nacional:

PRESIDENTE: MARTA LEANDRO

(Lisboa) – associada n.º 1503;

Marta Leandro, residente em Lisboa, 50 anos, licenciada em Relações Internacionais pelo ISCSP e pós-graduada em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pelo ISCTE.

Foi professora, jornalista, assessora de imprensa e atualmente exerce funções de representação internacional no setor das telecomunicações (ANACOM).

Membro de diversas associações, com destaque para a Amnistia Internacional Portugal (integrou a direção nacional entre 1992-1994, como responsável pela Educação para os Direitos Humanos e o Grupo Local 19, de Sintra onde colaborou na programação da MOSTRA-ME – ciclo de documentários sobre Direitos Humanos).

Analisa, com um grupo de juristas, a concessão de personalidade jurídica ao património natural, a tipificação internacional do crime de Ecocídio e a sua integração no Estatuto de Roma como crime contra a humanidade.

Não é, nem foi, filiada em nenhum partido político. Participou no Movimento para a Democracia na Europa, Diem25 Portugal, tendo aí organizado debates sobre decrescimento e alterações climáticas e coordenado a elaboração de um contributo nacional sobre política ambiental da UE.

O ambiente e os direitos humanos são as suas paixões, além da agricultura, que faz nos tempos livres.

 


VICE-PRESIDENTE: RAUL RODRIGUES SILVA

(Aveiro) – associado n.º 13652;

Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, desenvolve a sua atividade profissional como professor e formador.

É dirigente do Núcleo Regional de Aveiro desde 2006 e Presidente da Direção Regional desde 2017. Entre 2015 e 2018 exerceu funções de Vogal Suplente da Direção Nacional.

É ainda Vice-Presidente do Lions Clube de Águeda e membro da Associação Cívica Transparência e Integridade.

Não é filiado em nenhum partido político.

.


VICE-PRESIDENTE: CÉLIA MARISA COSTA VILAS BOAS

(Porto) – associada n.º 14905;

Célia Vilas Boas é natural de São João da Pesqueira e o ambiente sempre foi a sua paixão. Foi colaboradora do Núcleo Regional do Porto de 2008 a 2017 e, em 2009, integrou a direção do mesmo, desempenhando o cargo de Tesoureira. Já exerceu funções de Secretária do Conselho de Representantes e ainda da Direção Nacional. A partir de 2013, assumiu funções enquanto Presidente do Núcleo, função que ainda exerce atualmente.

É ainda membro do Conselho Municipal de Ambiente do Porto, do Conselho Municipal de Vila Nova de Gaia, representante das ONG no Conselho Regional da CCDR-Norte e membro do Conselho Estratégico do Parque Natural do Litoral Norte.




 

TESOUREIRO: LUIS FILIPE LOPES DE MATOS

(Castelo Branco) – associado n.º 17180;

Natural de Lisboa, mas a viver em Escalos de Cima, Castelo Branco.

Possui um Curso Técnico Superior Profissional em Análises Químicas e Biológicas, pela ESACB e de Técnico de Qualidade Ambiental, pela ETGI, tendo ainda realizado um estágio de parasitologia nos laboratórios da ESACB.

Trabalhou cerca de 3 anos em empresas de análises ambientais, nomeadamente, na área das emissões gasosas, ruído laboral e ambiental e gases em ambiente de trabalho.

Realizou alguns trabalhos de voluntariado na LPN e está há cerca de ano e meio, de forma mais assídua, como voluntário no CERAS e em trabalhos ligados ao Núcleo Regional de Castelo Branco.

Atualmente, encontra-se a frequentar a Licenciatura em Agronomia na Escola Superior Agrária de Castelo Branco (ESACB).


SECRETÁRIA: ANA FILIPA SILVA LOPES

(Castelo Branco) – associada n.º 16723.

Médica-veterinária desde 2015 pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, começou a trabalhar nos projetos do Núcleo Regional de Castelo Branco, sobretudo no CERAS, em 2015. É funcionária da Quercus e, atualmente, está também a tentar reerguer o CRASSA, no Núcleo Regional do Litoral Alentejano.

É Vogal da Direção, no Núcleo Regional de Castelo Branco desde 2017.





Como suplentes:
PRIMEIRO VOGAL SUPLENTE: JOSÉ LUIS MAURÍCIO MARGARIDO

DSC02412 (3)

(Beja) – associado n.º 1188;

José Margarido, 51 anos, natural de Bemposta, Abrantes, reside em Beja e é sócio desde 1988. Integra a Direção do Núcleo Regional de Beja desde 1995, colaborando como voluntário na criação e conservação de algumas Microreservas da Quercus.

Bacharel em Produção Agrícola pela Escola Superior Agrária de Castelo Branco, desempenha várias funções como prestador de serviços na área agrícola.




SEGUNDA VOGAL SUPLENTE: MARIA TERESA RODRIGUES PÁSCOA

(Aveiro) – associada n.º 4112;

Nasceu em Lourenço Marques, Moçambique, há 57 anos. É licenciada em Ensino de Inglês/Alemão e mestre em Didática do Inglês pela UA, professora e elemento da Direção do Agrupamento de Escolas de Vagos.

Pertenceu ao setor de ambiente na Federação Portuguesa de Orientação e é co-autora do “Manual de Boas Práticas Ambientais na Orientação”.

Foi dirigente do Núcleo Regional de Aveiro até 2008 e responsável pela dinamização de sessões de Educação Ambiental nas escolas do distrito de Aveiro entre 2000 e 2008.

É membro da associação Charcos e Companhia e não está filiada em nenhum partido político.

 


TERCEIRO VOGAL SUPLENTE: FERNANDO LUSBELO PINTO GUIMARÃES

Fernando Lusbelo.jpg

(Lisboa) – associado n.º 21.

Natural de Angola e sócio fundador da Quercus, desempenhou funções como dirigente a nível nacional nos primeiros anos de vida da Associação. Dedicou-se, posteriormente, ao Núcleo Regional de Braga.

Frequentou o curso de Electrotecnia no Instituto Superior Técnico, que interrompeu para para se dedicar à assistência técnica de máquinas na indústria têxtil, na zona de Guimarães.

Atualmente retirado da atividade profissional, dedica-se ao voluntariado em instituições de solidariedade social e a uma horta biológica de dimensão familiar.

 

Para a Mesa da Assembleia Geral:

PRESIDENTE: JOSÉ MANUEL GASPAR MARTINS

JMGaspar Martins PMAG.png

(Aveiro), associado n.º 1984;

Membro do Núcleo Regional de Aveiro e dirigente desde os anos 90, José Martins, de 58 anos, reside em Aveiro e é Professor Auxiliar no Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro. É licenciado em Engenharia do Ambiente pela mesma universidade e tem uma pós-graduação em Dinâmica dos Fluidos Aplicada e do Ambiente.

.


SECRETÁRIO: PAULO DA CRUZ ALMEIDA

0.jpg

(Aveiro), associado n.º 1435;

Nascido em 1965 e residente em Aveiro, possui uma licenciatura em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro, desde 1989. Registado na Ordem dos Engenheiros, pertence aos quadros da Altice Labs, S.A., em Aveiro.

Exerceu funções de dirigente como Vogal, Tesoureiro ou Secretário da Direção do Núcleo Regional de Aveiro, quase desde a sua fundação, em 1986, até ao momento. Foi Secretário da Mesa da Assembleia Geral da associação entre 1990 e 2009.




SECRETÁRIO: JOÃO PAULO DIAS CORREIA DA FONSECA

João Paulo Fonseca.jpg

(Lisboa) – associado n.º 4901.

João Paulo Fonseca é natural de Lisboa, licenciado em Zoologia, Doutorado em Biologia, na área da Botânica e professor no Instituto Superior de Psicologia Aplicada – Instituto Universitário.

Conselho Fiscal:

PRESIDENTE: JOÃO PAULO FIGUEIREDO PEDROSA

(Aveiro) – associado n.º 1697;

Na década de 80, João Paulo Pedrosa, 54 anos, natural de Setúbal, após uma passagem pelo GIDC, onde desempenhou funções dirigentes no seu Núcleo de Coimbra, e pela Agrobio, de que foi sócio fundador e dirigente, aderiu à Quercus, associação que viu nascer e que acompanhou sem ser ainda associado. Já como sócio, acabou a licenciatura em Engenharia Agrária, na ESAC e colaborou no Projeto Tejo Internacional, passando também pela experiência de dirigente do Núcleo Regional de Castelo Branco. Posteriormente, desempenhou funções de coordenador do Projeto Demonstrativo de Agricultura Biológica da Quercus, no Monte Barata, propriedade da Associação. Terminadas essas vivências, foi voluntário da associação, ajudando aqui e ali, até que, já na década de 2000, foi dirigente do Núcleo de Coimbra e depois do Núcleo de Aveiro, até Dezembro de 2014. Desde 2015, é Presidente do Conselho Fiscal e voluntário da associação, colaborando diretamente com o Núcleo de Aveiro, e muito especialmente com o Projeto Cabeço Santo. Dedica-se à manutenção de espaços agro-florestais, culinária alternativa e educação para a convivência saudável com cães.




PRIMEIRO VOGAL: HELDER JORGE NUNES MILHANO

FB_IMG_1553191894777.jpg

(Castelo Branco) – associado n.º 15847;

Artista plástico, desenvolve ainda a sua atividade profissional como assistente técnico na Escola Superior de Artes Aplicadas, nos serviços gráficos desta escola. Ligado a projetos culturais em Castelo Branco, colaborador assíduo de associações e atividades culturais, co-fundador do Váatão – Teatro de Castelo Branco, apresenta uma larga experiência como tesoureiro de associações como o Váatão – Teatro de Castelo Branco e a Pédepano – Projetos Culturais. É dirigente do Núcleo Regional de Castelo Branco e foi co-organizador do Ecofestival Salva a Terra.


SEGUNDO VOGAL: JORGE MANUEL DA SILVA FIGUEIREDO

Jorge.jpg

(Coimbra) – associado n.º 152.

Jorge Figueiredo é associado desde 1985 e foi membro da Direção do Núcleo Regional de Coimbra entre 2009 e 2013.

É licenciado em Geologia e possui um Mestrado em Geociências.

Atualmente, dedica-se à atividade docente no Ensino Básico e Secundário, em instituição privada da cidade de Coimbra.




Para a Comissão Arbitral:

PRESIDENTE: BRUNO MIGUEL LISBOA DE ALMEIDA

(Guarda) – associado n.º 14841;

Natural da Guarda, 31 anos, licenciado em Engenharia do Ambiente e Mestre em Sistemas Energéticos Sustentáveis pela Universidade de Aveiro, Bruno Almeida exerce a sua atividade profissional como técnico de calibrações e ensaios num laboratório de metrologia.

Foi dirigente do Núcleo Regional da Guarda desde 2009 até ao presente, tendo acumulado com o cargo de Tesoureiro da Direção Nacional da Quercus entre 2012 e 2015.







PRIMEIRO VOGAL:
ANTÓNIO JOAQUIM GODINHO GIL SILVA SANTOS

me.jpg

(Guarda) – associado n.º 16850;

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, reside na Guarda, onde é advogado, patrocinando com regularidade causas ambientais.


SEGUNDO VOGAL: MARIA ALEXANDRA SANTOS AZEVEDO

 

(Lisboa) – associada n.º 6728.

Natural de Vilar, concelho do Cadaval, Alexandra Azevedo, de 52 anos, é médica veterinária e ativista. Na Quercus, desempenhou funções na Direção Nacional, de 2005 a 2015; 1ª Secretária da Mesa da Assembleia Geral, entre 2015 e 2019; coordenadora da “Campanha Autarquias sem Glifosato/Herbicidas”, formadora/facilitadora na temática da Eco-gastronomia (ou Alimentação Sustentável) e voluntária do CRASM – Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto. Pertenceu ainda à Comissão Dinamizadora do CREIAS Oeste (1º RCE em Portugal criado no âmbito da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável).

É autora dos guias práticos “Ervas Silvestres Comestíveis” e “Frutos Silvestres Comestíveis”, autora e apresentadora da série de vídeos “Natureza Comestível” e membro do Movimento Slow Food.